terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Curso Engenharia Civil - Duvidas, ramo de atividade, etc...


Ola Gatosas...
Bom o post de hoje é bem diferente do que vocês estão acostumadas a verem aqui no blog. Não se vocês sabem mas sou estudante de Engenharia Civil, e uma leitora minha lindona me pediu para fazer um post sobre o assunto, pois ela vai começar a cursar Engenharia e esta com algumas dividas. Espero que gostem.

Primeiramente, fazer faculdade é uma coisa muito seria. Não é simplesmente ir la, entrar na sala de aula, sentar-se na cadeira, ouvir o professor falar e copiar o conteudo e pronto. Nada disso, voce tem que ter disciplina, força de vontade e principalmente saber o que quer de verdade.

Decidir o que voce quer cursar dentro de uma faculdade não é uma coisa muito simples. Muitas pessoas ficam na duvida de qual curso escolher. A maioria das pessoas vão pelo o que os pais quererm, outras vão pelo fato de que "A esse curso vai me dar muito dinheiro". Gente não pense por esse lado. Hoje em dia o mercado de trabalho estar disputadissimo pra qualquer area que voce escolher atuar, então faça um curso ao qual voce realmente goste.

Eu fiquei dois anos parada depois que terminei o colegial. Ate que um dia eu decidi prestar vestibular para Engenharia Civil, mas antes de fazer minha inscrição para o vestibular eu pesquisei muito sobre o curso, a area de atuação, e se realmente era aquilo que eu queria. E pronto descobri minha paixão.

Engenharia Civil não é um curso facil, de forma alguma. Então a primeira coisa que eu falo pra voces é que quem não gosta de matematica, nao tem intimidade nenhuma com essa materia, desiste. Realmente esse curso não é para voce, pois a unica coisa que vai ver nos 10 periodos vai ser contas e mais contas rsrsrs.

O curso abrange varias áreas não somente a da construção. Você pode atuar como gerente de projetos, que o que eu trabalho hoje em dia e adoro. Você pode administrar uma construtora, você pode ficar apenas na parte de desenvolvimento de projetos, pode apenas tomar conta de obras, etc. Ou seja na construção civil voce tem varios ramos para estar atuando. Tem gente que pensa o seguinte, a mais pra fazer esse tipo de curso voce vai ficar apenas no canteiro de obras, e não é assim. Isso vai da sua escolha a partir do momento que voce começar a atuar.

Os primeiros periodos do curso, voce vai ver coisas basicas e teoricas, algumas materias praticas mas são poucas. Isso cansa sim cansa muito mas apartir do terceiro, quarto periodo pra frente voce ja começa a participar das aulas de campo, visitas tecnicas. Isso chama a atenção do aluno de uma tal forma que te faz impolgar mais em terminar o curso e começar a atuar.

Você vai ter vontade de desistir, sim. Porque não é fácil, é preciso muita dedicação nos estudos, mas com força e vontade de ser um bom profissional, você vai enfrente e alcança o sucesso. Tenha sempre em mente, desistir nunca. Nos mulheres sofremos muito preconceito com muitas coisas ainda no mundo de hoje, um exemplo é fazer esse curso. Vocês mulheres que pensar em fazer vão escutar demais, a mais esse curso e so pra homens, a você não vai dar conta de terminar o curso, e bla bla bla bla. Isso não é verdade meninas, nos mulheres hoje podemos tudo, então se você quer cursar engenharia vai e faça, porque não vai se arrepender.

Com um palavreado mais complexo: É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.  


Então é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post, e que eu tenha ajudado a todos que tinha duvidas sobre o curso.
Sigam o blog e fiquem por dentro das novidades.
Bjusss e ate o próximo post.

4 comentários:

  1. Oi Lu, que bacana esse post sobre engenharia, com certeza irá ajudar muita gente que quer ingressar na área! Amei o blog.
    Obrigada pela visita, volte mais vezes :)

    Beijão
    http://www.papoglitz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Michelle, que bom que gostou do post e do blog, fiquei muito feliz com sua visita. Venha sempre sempre e fique por dentro das novidades. Espero que eu tenha ajudado pelo menos um pouquinho quem tinha duvidas sobre esse assunto rsrsrs.
      Bjuuu

      Excluir
  2. Que bom que você fez o post que eu te pedi minha linda! ^^
    Muito obrigada, agora sei mais ou menos do que eu vou enfrentar... hehe
    Você já está em qual semestre?
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso linda, eu tento agradar as minhas leitoras da melhor maneira possivel. Espero ter te ajudado.
      Bjuuu lindona

      Excluir